O que você lucra com essa troca?
A produção dos alimentos orgânicos é realizada de forma social e economicamente sustentável, utilizando:
-Sistema de rotação de culturas;
-Prevenção e controle das pragas naturais sem o uso de agrotóxicos e pesticidas;
-Adubos orgânicos;
Os animais são criados sem estresse, com espaços livres e com alimentação orgânica, que inclui grãos, cereais, sementes, legumes e verduras.
Os animais também são criados sem a aplicação de hormônios, anabolizantes e antibióticos. Por todos esses motivos, os ovos e as carnes orgânicas são mais saudáveis.
Estudos mostraram que os ovos que são botados pelas galinhas criadas dessa forma têm 2 vezes mais vitamina E e 40% a mais de vitamina A, comparados aos ovos de granja. Quando ficam doentes esses animais são tratados com remédios fitoterápicos e homeopáticos.
Os alimentos com maior índice de contaminação com agrotóxicos são o pepino, morango, uva e pimentão, entre outros. Enquanto que entre os alimentos com menor índice de contaminação estão a batata, a banana e o feijão.
Os alimentos orgânicos têm uma quantidade de compostos preventivos anticancerígenos que são de 15 a 30 % maior do que os que são produzidos com agrotóxicos, segundo informação do Dr. Fábio da Silva Gomes, nutricionista do Instituto Nacional do Câncer.
Dentre os muitos males que os agrotóxicos podem causar estão a depressão, má formação congênita, vários tipos de câncer, baixa de imunidade, alterações na qualidade dos espermatozoides e infertilidade.
Tantos cuidados têm como objetivo a produção de alimentos saudáveis, com altos valores nutricionais e efeitos positivos na prevenção de doenças a longo prazo.
Apesar de mais caros, podem ser considerados um baixo investimento quando ponderadas as consequências para a saúde, condição física e bem estar.
A previsão é de que num futuro próximo, os produtos orgânicos venham a ser produzidos em larga escala, pois as técnicas de produção e a tecnologia limpa têm avançado nessa área, tendo como consequência a diminuição do custo final para o consumidor.
Nos grandes centros urbanos, por exemplo, os alimentos orgânicos são encontrados à venda em “Feiras Orgânicas” ou “Feiras Verdes”, que vendem exclusivamente produtos orgânicos. Já nas “feiras livres”, as barracas de orgânicos ainda são em menor número.
Os alimentos orgânicos podem ser identificados pelo selo que deve estar em todos os produtos orgânicos vendidos nos supermercados. Nas feiras e locais onde esses produtos são vendidos diretamente ao consumidor, deve ter à mostra uma “Declaração de Cadastro”.
Vale ressaltar que apesar de serem alimentos orgânicos, o cuidado com a higiene deve ser o mesmo que os alimentos convencionais. Ou seja, os alimentos orgânicos crus devem ser bem lavados e em água corrente, pois também há o risco de contaminação por bactérias e coliformes fecais.
Por todos esses benefícios, os alimentos orgânicos estão sendo mais procurados por todos aqueles que buscam melhor qualidade de vida e saúde!