fbpx
sedentarismo

Sedentarismo mata! Saiba o que fazer para se livrar já desse grande vilão!

O sedentarismo é responsável por 13,2% das mortes no país, segundo um estudo publicado na revista Lancet, e uma das causas do excesso de peso de mais de metade da população “Quanto mais se movimenta o corpo, dentro de um limite, melhor é para ele em todos os sentidos.”

sedentarismo

E quanto menos se usa, mais rápido se envelhece, pois tudo o que não é usado perde a validade”, destaca o educador físico Thiago Martinez.

Para abandonar a vida sedentária, o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são 150 minutos de exercícios por semana, que podem ser divididos- por exemplo, 30 minutos cinco vezes por semana ou 50 minutos três vezes.

É bom ressaltar que essa é a frequência mínima de atividades moderadas indicada para qualquer pessoa que não apresente contraindicações para a prática.

Para dar o primeiro passo, ter vontade é fundamental. Depois, a prática contínua acaba se tornando parte da rotina diária, e até uma necessidade, já que o corpo passa a conhecer os benefícios da atividade física e querer mais e mais.

Vantagens da prática de exercícios:

-Melhora da função cardiorrespiratória;

-Controle das taxas de colesterol,

– Maior queima de calorias e mais disposição

Caminhadas, corridas, natação… são excelentes opções para evitar o sedentarismo.

A dança pode ser uma boa opção para quem quer se divertir ao mesmo tempo em que se exercita.

Pilates serve também para corrigir a postura de quem sente dores nas costas.

Musculação ajuda na definição do corpo.

Bicicleta permite passeios agradáveis. Enfim, o ideal é testar!

No início, é até normal ter vontade de se render à preguiça, mas especialistas afirmam que, após três meses de prática regular, o corpo começa a ter prazer com os movimentos. Até lá, tenha foco!

A partir dos 30 anos, a prática se torna ainda mais importante. É mais ou menos nessa idade que o corpo começa a perder força, flexibilidade e resistência, ou seja, também começa a reduzir a massa muscular e, se nada for feito, vêm a flacidez e o acúmulo de gordura.

É um processo natural, mas quem se exercita constantemente desacelera esse processo e pode ter mais performance do que alguém mais jovem, porém sedentário.

Os efeitos da atividade física começam a ser visíveis em cerca de 3 meses, mas os benefícios podem ser sentidos já na primeira semana.

Os exercícios liberam endorfina e adrenalina, que agem no corpo por 12 horas, causando sensação de bem-estar.

O progresso no emagrecimento varia de acordo com cada organismo, mas, em média, perdem-se de 1 kg a 5 kg por mês unindo exercícios à alimentação saudável.

Tendo consciência sobre os malefícios de se ficar parado, é hora de começar as mudanças que deverão permanecer a vida toda.

“A dica inicial é começar a mudar hábitos diários, como trocar o elevador pela escada ou ir até a padaria ou o mercado caminhando”, recomenda o personal trainer Alexandre Rodrigues.

Caminhadas de 30 minutos por dia são um bom começo e são livres de contraindicações.

Para pegar firme em exercícios como corrida, musculação e esportes, o ideal é primeiro fazer uma avaliação. Quem tem algum problema de saúde, como hipertensão, diabetes ou limitações físicas deve consultar um médico, que indicará o tipo e a intensidade da atividade para cada caso.

Já o educador físico é quem vai elaborar um plano de exercícios de acordo com a necessidade de cada um. Desde que haja instrução, qualquer pessoa pode praticar atividade física, até mesmo casos em que exigem cuidados especiais, como as gestantes.

Se você gostou de receber essas informações, compartilhe com os seus amigos no Instagram!