Venha entender o principal motivo que pode estar fazendo você engordar! E saiba o que fazer agora para evitá-lo!
O estresse não é uma mera desculpa, não! A ciência decifra novos mecanismos para e
lucidar por que a tensão, dia após dia, faz a barriga inflar. Viver com a cabeça quente pesa mais na balança do que se imaginava.
A falta de sono adequado e as situações de estresse provocam a produção de um hormônio chamado CORTISOL, que é acionado pelo cérebro e produzido pelas glândulas suprarrenais colocando o corpo em um estado de alerta, obedecendo assim a uma ordem do organismo de fornecer mais energia ao corpo.
Isso acontece desde os tempos das cavernas, garantindo a sobrevivência da nossa espécie. E de lá para cá, esse sistema de defesa continuou tão eficiente como no passado.
O problema é que o mundo mudou e o mesmo estresse que garantia um novo amanhã está nos tornando cada vez mais gordos – e doentes.
O excesso de glicose obtido pelo organismo nesse processo, transforma-se em GORDURA, pois o corpo interpreta como se esses momentos de estresse fossem uma guerra física.

Na sequência, o organismo então poupa energia DESVIANDO ESSE EXCESSO DE GORDURA PARA A REGIÃO DO ABDÔMEN, aumentando o apetite, diminuindo a liberação da melatonina, que é o hormônio regulador do sono e da serotonina, hormônio responsável pelo bem estar, aumentando consequentemente a depressão.
O nível alto de cortisol favorece o aparecimento da DEPRESSÃO, da SÍNDROME DO PÂNICO e ANSIEDADE extrema, FADIGA, CANSAÇO interferindo inclusive negativamente nos quadros INFLAMATÓRIOS.
Entre as consequências desse hormônio provocado pelo estresse, estão ainda:
-a perda da massa muscular;
-o aumento da osteoporose e dificuldades de aprendizagem;
– o baixo crescimento , redução nos níveis de testosterona, lapsos de memória, aumento da sede, aumento da frequência de urinar, diminuição da libido e menstruação irregular.
A solução para o aumento do estresse e consequentemente nos níveis de cortisol está em:
-Evitar alimentos ricos em sódio, evitando os alimentos embutidos,
-Evitar o uso abusivo do álcool,
-Evitar uma dieta hiperproteica, como também períodos de jejum prolongados,
-Praticar atividades físicas mais leves, sem competitividade,evitando o sedentarismo;
-Fazer uma dieta rica em antioxidantes , polifenóis e ômega 3,
-Adotar terapias alternativas, como massoterapia e acupuntura,
-Evitar alimentos gordurosos (com excessão dos alimentos com gorduras boas) e doces em geral e consumir alimentos ricos em potássio.
Existem várias maneiras de medir o nível de estresse. Uma delas é um método relativamente simples, recorrendo a testes laboratoriais, onde é feita a dosagem das taxas de cortisol.
Portanto, engana-se quem acha que aquele que está engordando é por descaso, ou desleixo… como pudemos ver, o cortisol é um hormônio que desempenha uma IMPORTANTE função ( coloca o corpo num estado de alerta), porém quando provocado pelo excesso de estresse, sua ação acaba provocando muitos danos ao organismo!
Ninguém deve esperar, é claro, chegar a um quadro extremo de estresse , que só seria resolvido à base de remédios e muita terapia.
Um apoio especializado deve ser procurado ao verificar os primeiros sintomas sem demora, pois às vezes a solução ou parte dela está em uma caminhada no parque ou em um treino de respiração correta ( veja orientações no nosso site, nesse link: http://www.produtosminhavida.com.br/…/239164-MAIS-SAUDE-AGO…
Sugerimos portanto mudança de hábitos de vida e ressaltamos a importância de um EQUILÍBRIO EMOCIONAL, pois o estresse INICIA realmente na MENTE! Para que possamos ter uma vida mais longa e com maior qualidade!
