Conheça o Ciclo dos Carboidratos: Promete queimar gorduras, sem perder a massa magra!
Carb Cycling ou Ciclagem de Carboidratos (em português), é uma estratégia que alterna dias de ingestão de altas quantidades de carboidratos, com dias de baixa e média ingestão.
Vários nutricionistas estão indicando esse método para quem deseja emagrecer e, mesmo fazendo a low carb ou fazendo dieta com ingestão de poucos carboidratos, estagnou na perda de peso, esbarrando, então no conhecido efeito platô, ou seja, não consegue mais perder peso.
Alternando dias com baixa, alta e média ingestão de carboidratos, o corpo é estimulado a recorrer a diferentes fontes de energia, o que otimiza a perda de peso.
Alternar doses controladas de carboidratos mantém equilibradas a leptina e a grelina, hormônios que regulam a fome e a saciedade, respectivamente.
A Ciclagem de Carboidratos ajuda também no armazenamento da glicose (açúcar que surge da digestão de carboidratos) nos músculos na forma de glicogênio- usado então para ganho de massa muscular.
O plano de Ciclagem de Carboidratos promete resultados duradouros.
Uma semana típica no protocolo de ciclo de carboidratos normalmente inclui dois dias de carbo alto, dois dias de quantidades moderadas e três dias de baixa ingestão de carboidratos.
A ingestão de proteínas é geralmente semelhante todos os dias, levando em consideração que o consumo de gordura é o que varia de acordo com a ingestão de carboidratos. Em um dia de carbo alto, por exemplo, deve-se diminuir a ingestão de gordura.
Vale lembrar que um dos fatores mais importantes em uma dieta focada em perda de peso é o déficit calórico. Portanto, não importa qual estratégia você use, é sempre crucial respeitar a quantidade correta de calorias diárias recomendadas.
Fato é: o Ciclo de Carboidratos tem como objetivo corresponder à necessidade de calorias ou de glicose do corpo. Os dias de baixo carbo podem melhorar a flexibilidade metabólica e a habilidade do corpo em queimar gordura (como fonte de energia) a longo prazo.
Dentre tantos componentes dessa estratégia, também podemos destacar um outro fator importante que é a manipulação da insulina. Nos dias em que menos carboidratos são ingeridos, pode haver uma melhoria significante na sensibilidade à insulina, que é um marcador muito importante da saúde. A resistência à insulina pode resultar em diversos problemas para saúde, incluindo a diabetes e obesidade.
Embora haja muitos relatos positivos em relação aos mecanismos do Ciclo dos Carboidratos e existam diversos profissionais que recomendem sua aplicação, ele deve ser sempre interpretado com cautela, baseando-se unicamente no status de saúde de cada um e em objetivos pessoais. Portanto, converse sempre com um profissional e peça para ele avaliar se o ciclo de carboidratos é ou não é a melhor estratégia para você.
Há relatos de que, no dia após ficar sem consumir o nutriente, é possível ingerir alimentos como pizza e sanduíches.“Nada disso. Na dieta, há recomendações de gramas de carboidratos. Baixo consumo (25g/dia) moderado (75g) e alto (150 a 300g). Portanto, a escolha da fonte de carboidrato, deve ser bem feita. Preferir carboidratos complexos (que liberam energia gradativamente) aos simples”.
Abaixo segue um mini-cardápio de 1 semana para você começar a partir de hoje!
AltoCafé da manhã:· 2 fatias de pão de forma integral· 1fatia média de queijo branco· 2 fatias de presunto magro· ½ papaia com 1 colher (sopa) de aveia em flocos· 1 copo (200 ml) de leite desnatado batido com ¼ de abacate e pouco açúcarAlmoço:· Alface, agrião, rúcula, tomate, repolho ralado
|
ModeradoCafé da manhã:· 200 ml de leite desnatado· 1 fatia média de queijo branco· 1 omelete de claras (4 claras)Almoço:· Acelga, alface roxa, tomate· 3 colheres (sopa) de cenoura ralada· 4 colheres (sopa) de arroz integral· 3 colheres (sopa) de lentilha· Carne vermelha grelhada – (200g)· 1 mexericaLanche da tarde:· 1 banana prata picada· 1 colher (sopa) de aveia em flocos· 1 colher (café) de melJantar:· Agrião, alface americana,· 3 colheres (sopa) de beterraba ralada· 1 posta de salmão grelhado (300g)· 1 pêssego |
Sem carboidratoCafé da manhã:· 2 ovos mexidos· 1 tomate· 1 copo de leite desnatado com café e adoçanteAlmoço:· Alface, tomate, agrião temperados com pouco azeite e sal· 3 bouquet de Brócolis· 1 Peixe St Peter grelhado (300g)· 1 taça de gelatina lightLanche da tarde:· 1 copo de leite desnatado batido com iogurte natural desnatadoJantar:· Agrião, rúcula, pepino com pouco azeite· 1 filé de frango grelhado· 1 fatia de melão |